20 de março de 2014

O Bando da Carvalheira

Eu não sei se Vossenhorias sabem que esta Serra de Bornes, noutros tempos, era a melhor coutada da província. Da província? Do reino todo, quanto mais da província! Hoje não. Hoje, três vezes nove vinte-sete. Mas naquele tempo... Assucedeu isto no tempo da guerra, já lá vão mais de cinquenta anos, num lugar da serra que lhe chamam a Carvalheira. Andava eu e o meu compadre Sabastião, que morreu há dois anos pelos Santos, tolhidinho do reumático assim como eu, que mal se alevantava já. Pois saibam que naquele tempo não havia nada que se nos metesse à frente. Quem diria os cacos a que haveríamos de chegar... Caçada em que não calcorreássemos vinte quilómetros e não trouxéssemos uma dúzia de perdizes à cinta não era caçada.
Mas, nem de propósito, naquele dia em que tal caso assucedeu, as perdizes andavam esquivas. Quem lhe punha a vista em cima? Os cães bem fusgavam o mato, a farar, a farar, que pareciam a máquina do combóio. Pois sim. Deixá-los farar. Parecia que tinha passado por ali um furacão e não ficara raça de perdiz. De repente, grita o Sabastião, que ia a dobrar um cabeceiro, para mim, que andava mais abaixo, a meia encosta:
- Eh, Zeferino, parece que já dei nelas! Anda daí, homem, que, pelo barulho, handem ser para cima de vinte perdizes. Ouvi agora mesmo rotar o bando, ali atrás do alto. Chegam para ti e para mim, e ainda hadem sobrar perdizes!
À sede com que lhe andava, botei a correr como um cavalo, encosta acima, ao encontro dele. E com efeito, quando estava a chegar pertinho, rota o bando segunda vez: brrrrrrrr!
- Ah, compadre, até que enfim vamos a fazer o gostinho ao dedo. Já não era sem tempo. Estas perdizes são nossas, nem que tênhamos de ir atrás delas até Soeima, e nem Santo António lhe vale! Hemos de as levar de afeito!
E aí vamos nós, a mata-cavalo, a dobrar o altinho, para ver se ainda víamos onde é que o bando ia pousar, para lhe cairmos em cima. Mas dobremos o alto, e perdizes – que é delas?
Olhemos um para o outro, assaranpantados. Quenquera o diz. Tinhamos ouvido tão bem o bando a alevantar voo – onde estava o bando carvalho? Nisto, ouvimos outra vez, ali pertinho, à nossa mão esquerda: brrrrrrrr!, como se o bando se tivesse alevantado ali mesmo a dois passos. Viremos a cabeça – e o que vai ser? Não adivinham... Um burro, com licença de Vossenhorias! Um burro, sim senhor, que ali estava preso à corda, a pastar com toda a pachorra um fenanco, ementes o dono  andava mais abaixo, a cavar uma horteca. Um burro, pergunta Vossenhoria. Um burro pois! Nunca ouviu espirrar um burro? Pois fazem assim, brrrrrrrr!, sem tirar nem pôr, tal e qual como um bando de perdizes quando abre as asas e deita a voar.
Assim à primeira, o Sabastião e eu fiquemos  a olhar um para o outro, como quem diz: “O estupor do burro!” E então impecemos a rir, a rir como perdidos, em tão altas gargalhadas que até o dono do burro parou de cavar e se pôs a olhar para nós muito espantado.
Dali em diante, quando andávamos no monte e calhava de vermos um jumento, dizia logo o primeiro que as visse:
- Olha o bando da Carvalheira, compadre! Fogo nele!
- É verdade! Lá vai ele!
Aí têm Vossenhorias a história do bando da Carvalheira, tal e qual como assucedeu. Há-de haver para cima de cinquenta anos, e ainda tal não me esqueceu.

António Manuel Pires Cabral (2009). Páginas de Caça (pp. 106-108). Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Âncora Editora.

Aguarela "Perdiz", da autoria de Francisco Charneca (https://www.facebook.com/francisco.charneca)

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo