18 de maio de 2014

Dom Dinis e a Dramática Montaria Real ao Urso

(...) Pois foi nestas terras matagosas das margens do Guadiana e de Odiarce, mais claramente na margem esquerda do ribeiro de São Pedro de Pomares, tributário desta ribeira, que D. Dinis, em 1294, saindo de Beja a montear a cavalo, por certo acompanhado por fidalgos da sua Casa, por monteiros de pé e podengueiros da sua matilha de sabujos e alões – um rei nunca rondava sem ser acompanhado pelos mais famosos monteiros da região onde caçava – teve a sorte de «levantar», numa densa mancha de mato desses sítios, um grande urso que o monarca logo começou «a correr» e que o levou a afastar-se dos seus companheiros de montaria para acabar, segundo as fontes de que nos socorremos, por matar o urso num local a curta distância do Guadiana, então conhecido pelo sítio de Belmonte.
Nesse local, que hoje podemos identificar com o fértil território da «Quinta de São Pedro», entre Salmes e Baleizão, mais precisamente com o abandonado «monte» e, talvez pelo facto do ribeiro de São Pedro de Pomares, já em fins de Novembro, provavelmente devido às chuvadas das chamadas «águas novas» ir de caudal engrossado, o urso, fugindo dos matagais da margem direita do Guadiana, onde devia operar a linha dos batedores e, também, do rei e da matilha dos podengos que, por outro lado, o perseguiam, teria, como bom nadador, atravessado o ribeiro e procurado refúgio na margem oposta.
Uma vez chegado à margem esquerda do ribeiro o urso, perdendo contacto com o rei, deve ter procurado abrigo numa daquelas pequenas colinas povoadas pelas «quebradas penhas» de granito de que nos fala o cronista e ter-se «emanchado» no denso e alto mato de estevas, aroeiras e mendronheiros em que esses afloramentos rochosos costumam ser tão fartos.
O monarca continuando a perseguir o urso, terá, também, vadeado a cavalo o ribeiro de São Pedro e, encaminhando-se para o sítio onde hoje se ergue a igreja de São Luís, não teria curado, no ardor da perseguição, do enorme perigo a que se expunha perante o súbito e inesperado ataque de um animal selvagem como o urso, acossado e furioso e talvez mesmo já ferido pela matilha de podengos. Segundo narram os cronistas foi isso mesmo que aconteceu.
O urso, sentido-se perseguido, «emanchou-se» instintivamente num daqueles «castelos» de rochas tão típicos do cenário paisagístico do sítio onde a emboscada veio a ocorrer e quando D. Dinis, a cavalo, se lhe cruzou pela frente, o bicho saiu subitamente do seu esconderijo e, erguido nas patas posteriores, derrubou o rei da sela e, já com ele por terra, abraçou-o e começou a tentar mordê-lo.
Perante a ameaça de uma morte certa às mãos do urso, D. Dinis, segundo a tradição, que ainda hoje se mantém intacta e viva por aqueles sítios – lá estão ainda a chamada «rocha da sela» e uma outra que, dizem, mostra «a impressão da pata do cavalo», que se supõe ter sido, também, derrubado pela força do urso – implorou a São Luís, bispo de Tolosa, a graça da vida, São Luís a quem a própria Rainha Santa se sentia ainda presa por laços familiares e a quem guardava tanta devoção, e conforme assegura, já nos fins do século XVII, o bispo do Porto D. Fernando Correia de Lacerda, o santo bispo atendeu a prece do monarca e concedeu-lhe a graça da salvação da morte naquela horríveis e poderosas mãos do urso.
Agarrado pelas patas do bicho, em luta corpo a corpo, quando ia ser devorado pela fera, D. Dinis parece ter sido iluminado por um fulgor divino e, num súbito reflexo, desembainhou do cinto a sua faca de mato, cravou-a no peito do urso – o cronista aponta, concretamente, a espádua esquerda – e rematou-o, assim, à punhalada.
Este acidente de montaria nos campos de Beja em que D. Dinis, em luta corpo a corpo, mata um grande urso à punhalada, encontra-se hoje clara e iniludivelmente evocado e testemunhado em dois monumentos medievais portugueses.
O primeiro é a ermida de São Luís, entre Selmes e Baleizão, que parece ter sido mandada edificar por voto dos povos daquela região, em acção de graças pela salvação do rei em luta com o urso e não só para comemorar festivamente a façanha do monarca mas, também, para render culto, naquele mesmo sítio, à extraordinária figura mística do bispo de Tolosa alcançando para D. Dinis a graça de o poupar a uma morte certa nas mãos do bicho.
O segundo monumento é o túmulo em mármore, ricamente esculturado, do mosteiro de São Dinis, em Odivelas que, durante séculos, guardou na capela do lado do Evangelho, os restos mortais de D. Dinis. Bela peça de escultura tumular medieval com formosa jacente do grande monarca! (pp. 5-6)

José Pires Gonçalves (1982). Dramática Montaria Real nos Matos do Guadiana, no Século XIII. Edição de «Palavra», com o patrocínio do «Grupo de Amigos de Monsaraz». Gráfica Eborense.

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo