2 de julho de 2014

Colectânea Literária Cinegética

No passado dia 28 de Junho de 2014, pelas 16h00, nas bonitas instalações da Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão, teve lugar a apresentação do livro “Colectânea Literária Cinegética”.
Trata-se de uma obra onde se associaram e colaboraram quarenta e duas pessoas que partilham a paixão pela caça esclarecida e com regras, pelos seus amigos cães, pela leitura e pela escrita.
A maioria, publica pela primeira vez; outros, consagrados, já deram livros ao prelo, mas que nem por isso se inibiram de repartir as páginas que a todos vieram juntar, as quais se apresentam profusamente ilustradas por gravuras e aguarelas originais, de elevada qualidade artística.
Ao confrontar-mo-nos com as histórias, narrativas e crónicas, nos deparamos com a expressão de diferentes idiossincrasias, unidas pelo gosto comum da multidisciplinar prática venatória, algumas contadas na primeira pessoa, enquanto outras nos arrastam para os meandros íntimos do homem-caçador.
No âmbito desta apresentação, e no mesmo edifício, teve lugar uma exposição de arte, a que se seguiu um jantar, num restaurante daquele município, provando-se, na linha absolutamente singular e inédita que caracteriza este livro, “que a caça é indiscutivelmente um factor de união entre os homens, independentemente da sua opinião política, da religião que professam, da sua raça, do sexo, dos bens de fortuna e do berço”. (pp. 10)
Em pospasto apresentou-se o Clube Literário Cinegético, iniciativa que visa a recuperação, registo e produção, reunião e publicação de trabalhos que versam esta apaixonante temática, comprovando-se que os caçadores se conseguem entender, unir e organizar, por si próprios, bastando para isso uns poucos, mas determinados.
A “Colectânea Literária Cinegética” é disponibilizada ao público através da Portugal Hunting, por 25,00€, revertendo os proveitos para a investigação científica relacionada com a caça.
Assumindo-me caçador e único representante insular, rubricando "Caça ao coelho nos Açores", revejo-me na plenitude de tudo isto, na certeza de ter sido o mais humilde dos seus escrevinhadores.
Ao Francisco Charneca, José António Neves e Manuel Vassalo, vos devo a iniciativa e o convite para participar; Aos ilustres colaboradores, a devida vénia; A todos, imensamente reconhecido!

São Pedro, 2 de Julho de 2014
Pedro Miguel Silveira


Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo