19 de julho de 2014

A Componente Social da Caça

É sempre um prazer enorme responder a um desafio do amigo Vítor Palmilha.
Participar mais uma vez com um testemunho de caça em mais uma edição da Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural do Algarve é um privilégio. Uma iniciativa deste género merece todo o nosso apoio e carinho, já que envolve uma componente cultural, social e económica, muito importante. É também com eventos como este que se teima em manter vivo o Mundo da caça no nosso País.
A caça desde sempre faz parte da vida da humanidade neste Planeta. É verdade que as suas funções tem evoluído e mesmo se transformado, mas mesmo nos dias de hoje quando praticada com ética, com segurança, com desportivismo, com amizade, respeito pela natureza e dos animais, mantém intacta a sua génese e é um ato de cultura.
Numa fase da vida e da história muito complicada e pautada por múltiplas dificuldades vale a pena fazermos todos os esforços e até mesmo sacrifícios para não deixarmos morrer esta nossa paixão por tudo o que envolve a cinegética. Os cães, os furões, as armas, os amigos, as espécies cinegéticas, as provas de Santo Huberto, a gastronomia, a partilha de lances e emoções, a descoberta do meio ambiente, as recordações e as feiras de caça, são elementos complementares da arte de saber e viver a caça. De todos estes aspetos relevo hoje a gastronomia cinegética como elemento aglutinador da componente social da caça. A gastronomia cinegética é amiga da Paz.
Quando me é apresentado um caçador “novo”, com o objetivo de caçarmos juntos, uma das primeiras perguntas que lhe faço, é se tem ou não tem navalha, porque a resposta quase sempre é bem definidora se estou na presença de um caçador que valoriza a componente social da caça ou não. Razão porque faço-me sempre acompanhar pelo menos de duas navalhas, na esperança de converter mesmo aqueles que nunca pensaram que este simples gesto de ter ou não ter navalha pode significar uma linha que separa um caçador de um “ caçador “ de ocasião . Nunca é tarde para nos convertermos.
Antes e durante o ato cinegético devemos preparar e exercer estes dois momentos com a maior sobriedade, paixão e rigor, mas uma jornada de caça nunca atinge o seu expoente máximo se não for seguida de um momento de descontração,confraternização e degustação de parte do produto da nossa caçaria, e isto, é verdade na Ilha do Pico, em Beja ou nos longínquos terrenos do Departamento de Flores no Uruguai. Este ritual tão simples de partilharmos uma perna de coelho ou de perdiz grelhada, temperada apenas com sal e regada com um fio de azeite no meio do campo à sombra de um cedro do mato ou de uma azinheira é um património que perpetua a caça e a amizade. Mas os que não tem possibilidade de viver este momento alto da caça, resta-lhes sempre a alternativa de comungar com os familiares e amigos o produto da caça no seu Clube, num Restaurante, ou, mesmo na sua casa. E que maravilhas de pratos de gastronomia de caça menor ou caça maior se podem fazer hoje com as diferentes espécies cinegéticas. Desde o pequeno tordo ou a narceja até ao javali podem-se confeccionar pratos dos mais simples até aos mais sofisticados e dignos da alta cozinha mundial e dos mais reputados cozinheiros (Chefs).
Tenho tido a felicidade e sempre acompanhado dos meus amigos cães, de ter cobrado as mais variadas espécies cinegéticas e em todas elas descubro um potencial gastronómico fantástico , a sua degustação é invariavelmente um momento alto e complementar do ato da caça. Recentemente disponibilizei um conjunto variado de espécies cinegéticas para um jantar de amigos. A organização esteve a cargo do Gastrónomo Mor dos Açores que é o António Cavaco, que por sua vez desafiou alguns dos mais conhecidos Chefs dos Açores para confeccionarem pratos originais tendo como elemento principal a caça e o resultado foi deveras extraordinário e revelador de um elevado potencial económico.
Termino publicando a receita de um arroz de Pomba-da-Rocha que também pode ser confeccionado com pombos bravos, como forma de incentivo aos amigos caçadores e suas companheiras a descobrirem este Mundo fantástico da gastronomia cinegética.

ARROZ DE POMBA DA ROCHA ( 2 pessoas )

Duas pombas
Chouriço
Bacon
Cebola
Alho
Ramo de cheiros
Sal e pimenta
Chávena e meia de arroz carolino
Depois de amanhadas e lavadas cozem-se as pombas juntamente com o chouriço, bacon, meia cebola, dente de alho, pimenta em grão, dois cravinhos, ramo de cheiros e meia pimenta da terra salgada.
Depois de cozidas desossam-se as pombas e corta-se o chouriço em rodelas e o bacon em fatias e reserva-se. Entretanto num tacho coloca-se uma colher de azeite e um dente de alho e assim que o azeite está quente adicionam-se os miúdos das pombas deixando cozinhar por um bocado, adicionando depois a cebola picada, que se deixa refogar, juntando a seguir o arroz, que se envolve no refogado, o caldo quente, de cozer as pombas, a carne das mesmas desfiada e deixa-se cozer.
Quando está quase pronto deita-se numa travessa de ir ao forno, decora-se com o chouriço, o bacon e azeitonas e vai corar ao forno acabando de cozer.
Gualter Furtado, Caçador Açoriano

Julho de 2014

Texto e foto da autoria de Gualter Furtado
Artigo que escrito a pedido do Vítor Palmilha para ser publicado na Revista integrada na edição deste ano da Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural do Algarve.

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo