6 de julho de 2014

A Galinhola na Cozinha Tradicional dos Açores

Há uns anos, disse-me o Carlos Pereira* que ouvira falar da existência de receitas sobre a Galinhola, num livro Açoriano.
Hoje, defronte da biblioteca do meu pai, num ordenamento que só ele percebe, entre duas obras que nada tinham a ver com este tema, descobri "Cozinha Tradicional da Ilha Terceira", de Augusto Gomes, oferecido pelo próprio autor, em Maio de 1987, por, segundo a dedicatória pessoal, "serviços prestados na recolha para o livro da cozinha tradicional da Ilha de Santa Maria".
No índice, e para além de outros segredos, constam diversas receitas de coelho, de codorniz, uma de pato com azeitonas e três receitas de Galinhola, a saber:
- Galinhola Grelhada;
- Galinhola à Armando Mendonça;
- Galinhola à Padre-Cura.
Na Nota que dedica ao Leitor, conclui o Augusto Gomes: "(...) Assim, afastada que foi a veleidade científica, mais não resta que um simples trabalho de recolha, em que o mérito vai para aqueles que, desinteressadamente, nos cederam receitas ciosamente guardadas através dos anos."
Ao contrário do que afirma o autor, trata-se este de um trabalho nada simples, mas antes bastante completo e de elevada qualidade, porque, para além das interessantíssimas receitas, nos oferece frases e adágios, um calendário gastronómico, plantas existentes na Ilha Terceira com aplicação na culinária e na medicina caseira, entre outra rica e diversificada informação; um saber valiosíssimo!
Por outro lado considero de muito interesse a existência de receitas sobre a Galinhola, num livro da cozinha tradicional Açoriana, porque se estabelece uma relação directa com a caça que aqui se vem praticando ao longo dos tempos, pois a galinhola é uma ave cinegética.

*Carlos Pereira é autor do livro “Aves Dos Açores” e de diversos outros artigos de carácter científico sobre aves - alguns deles sobre a nidificação da narceja nos Açores. Também foi o criador/gestor do site "Aves dos Açores" e Coordenador Regional dos Açores no projecto "Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal".

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo