11 de dezembro de 2011

O Final de Uma Etapa

Dita o Calendário Venatório para a Ilha de Santa Maria, em vigor na presente época de 2011/2012, que termina hoje, neste segundo domingo de Dezembro, o 2.º período de caça ao coelho, o qual admite a caça a esta espécie em toda a ilha, desde o nascer do sol até às 12h00, com o limite de 5 peças por caçador.
Assim, a partir de amanhã, só será permitida a caça ao coelho na que é denominada de Zona Alta (dividindo a ilha, de norte a sul, em duas metades, a parte alta será a que fica para este), desde as 08h00 até às 12h00, e apenas pelo processo de corricão, do 1.º domingo de Fevereiro até ao 3.º domingo de Junho, no 1.º e 3.º domingo de cada mês. Para além deste horário, ficaremos igualmente sujeitos ao limite máximo de 3 peças por caçador.
Apesar das restrições que se avizinham, é com enorme satisfação que termino mais esta etapa da caça ao coelho, a qual aproveitei o mais que pude, pelo que, hoje, também não foi nenhuma excepção.

Comecei o dia pelas 06h30 e, uma vez que já tinha tudo preparado de véspera, às 06h50 já estava a caminho.
O Gatilho e o Gavião, ao contrário das outras vezes, já aguardaram por mim junto da porta do canil para que os fosse colocar na carrinha e, em vez de se deitarem no fundo da caixa, já foram em pé, de focinho no ar como os grandes.
Cheguei ao destino 10 minutos depois e ainda tive tempo para me preparar calmamente enquanto aguardava o nascer do sol e o começo de mais um belo dia de caça.
Assim que o sol nasceu abri a caixa dos cães e deixei-me levar, tanto por eles, como por mim.
Mesmo no princípio o Galileu levantou um, que abati, e a Galiza surpreendeu outro na cama.
Minutos depois de ter começado já os cães me traziam dois coelhos ao mesmo tempo!

Quando estávamos a seguir pelos juncos, que ladeavam um ribeiro, na esperança que mais algum nos saltasse, fomos surpreendidos por dois aguaceiros (sem chuva não é dia de caça) e mais à frente desviamos para uma parede de pedra seca que prometia. A meio desta a Galiza dá com outro. Estava bem coberto, pelo que o deixei ficar para a próxima época. Já antes tinha falhado um que me saiu aos pés e não atirado a outro que vira bem determinado e fora de tiro. Posteriormente falhei mais um enquanto cobrava os restantes, tendo atingido a conta pelas 09h20. A seguir retirei os cartuchos da espingarda e chamei os cães.
Rumámos de imediato ao ponto de partida e sem sequer olhar para trás, mas fi-lo com uma imensa vontade de ficar e de continuar.


E assim terminou mais esta fase, pelo que é com enorme ansiedade que aguardo a próxima etapa, não só para assistir à evolução dos dois cachorros, que se estão fazendo na arte da caça, mas sobretudo para praticar aquilo que realmente gosto, que é caçar na companhia dos meus cães.

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo