3 de dezembro de 2011

São Histórias Minhas

Recebi um mail de alguém que se referia à caça, aos bichos e a algumas das fotos que tiro. Aliás, confesso que já não é a primeira vez que tal sucede; mesmo que contabilizasse apenas as partes onde me condenam, ainda assim ficaria com um monte de folhas que bateria de longe, em altura, o resultante do empilhamento de todas as escrituras dos apóstolos até ao séc. II d.C.

Honestamente, não me importo que refiram o que pensam sobre esta matéria tão polémica nas mensagens que me enviam, mas gostava de dizer duas ou três coisitas aqui, à luz do dia.
Falo para poucos ou para muitos, para todos ou só para ti que não me gramas.
Verdadeiramente, julgo que não é o gosto pelos coelhos que nos separa. Ambos os comemos.
Mas quando um os compra no talho já esfolados, o outro passa os dias debaixo do sol à procura deles. Por falar em sol, a maior parte das galinhas que tu comes nunca o viram, e as que para ele olharam fizeram-no através de grades ou redes. O mesmo se passa com os porcos, com as vacas, com os perus que à tua mesa brilham com molhos e temperos. Todos eles conheceram a liberdade como um gnu africano adulto conheceu o desenvolvimento das máquinas de costura. Mas não os matas, de facto, dou-te isso: Outros o fazem por ti.
Não deixa de ser irónico, porém, que o não vejas ou não queiras ver, ou disso saber.
Por falar em saber, digo-te que mais de 99% não são, sequer, animais ou aves que a lei permita que se cacem. Conheço-os a todos, ou quase todos, assim como conheço uma infinidade de plantas e insectos, os seus tons e odores, os ciclos da sua vida. Sei como é diferente o cantar de uma perdiz do barulho que uma porta de armário faz quando abre; como o grasnar de um gaio se distingue do ronco de um motor de seis cilindros. Sei o que os bichos comem e como vivem, o que fazem e quando o fazem. E sei tudo isto, porque tudo isto faz parte do que vejo durante um dia de caça, porque tudo isso faz parte da minha vida e não apenas de um programa do Discovery Channel.
Para além dos animais, aves, plantas e insectos, à caça devo dezenas de paisagens, onde passo dias inteiros rodeado de milhares de cores, muitas delas inexistentes em quaisquer obras ou lugares dos homens. Vejo o sol nascer mais vezes do que tu, a não ser que sejas padeiro; sinto o cheiro da terra húmida do orvalho da manhã; respiro o fresco das ervas, da geada.
Para além do que vejo e do que conheço, há o que tenho: Sacos de fotografias. Não são apenas de casas, de ruas ou de coisas estanques, que não saem do mesmo sítio; são imagens de momentos passados com o cão, com a namorada, com todo o tipo de criaturas selvagens, em plena natureza. E para além das fotos, tenho dezenas, centenas ou milhares de histórias minhas para contar aos meus amigos e familiares, que um dia as contarão aos seus amigos, filhos e netos. E são todas histórias minhas, que presenciei e senti, bocadinhos de mim, de momentos que vivi. Não são histórias de escritores, de livros, impessoais, impressas em milhares de exemplares. São minhas. Diferentes. Únicas.
Passas mais tempo a ler as dos outros que a escrever e a viver as tuas, não é?
Chego ao fim do dia todo roto, sim, cansado, com o corpo dorido, mas sempre de alma cheia.
Fecho os olhos e imagino que estou outra vez nos campos, entre rios e montanhas, ou em qualquer outro lugar, a contar formigas, a descascar laranjas. E é segundos antes de adormecer que penso baixinho que… a caça é apenas uma boa desculpa para ter tudo isto.
Já agora, sobre o respeito pelos animais, duas palavras: O respeito não se apregoa. Não se anuncia. Ou temos respeito ou não temos respeito. E o respeito não se confunde com a finalidade ou propósito que os animais tiveram ou têm na nossa sociedade, como base da nossa alimentação. O respeito pelos animais é conhecê-los, saber quem são, onde vivem, o que precisam para sobreviver, para se reproduzirem. É garantir que nascem livres e que morrem livres, é compatibilizar a sua existência com as nossas actividades (rurais ou urbanas), é assegurar o equilíbrio entre espécies, dar-lhes recursos, alimentação e abrigo.
Muitos caçadores semeiam nos seus campos milho, trigo e centeio para os animais; quando não podem semear, criam estruturas para colocar lá comida; em momentos de seca dão-lhes água; plantam vegetação, criam habitats, fazem repovoamentos, vacinam espécies, vigiam as florestas.
Este ano, tal como no ano passado, semeei aveia, trigo e milho. E tu? Que fizeste tu? Foste ao talho, não é?
Por falar em talho, tenho mesmo que te dizer esta: O coelho que cobrei ontem não nasceu numa gaiola. Conheceu a mãe, o dia e a noite, e sentiu o cheiro da terra. Com um pouco de sorte conheceu uma coelha toda gira e simpática e já tem uma porrada de filhos a correr pelos campos. O que tu compras no talho ou no hipermercado não chegou a saber que o mundo tem mais de um metro quadrado, que a comida que lhe estava destinada era erva fresca e não ração, e que o sexo é uma coisa bem diferente daquilo que sentiu quando entalou a pila na lata das vitaminas.

Não sei se já reparaste, mas parecemos duas formigas a tentar decidir se devemos deixar as estrelas onde estão ou muda-las para o fundo de um poço. Eu não quero do teu peixe, como tu não queres o meu.
Não é grave. Nada mesmo. Até me escreveres, eu não sabia que existias.

Texto da autoria de "Phantom", de quem apenas sei o nome de usuário com que se identificava e participava no fórum Santo Huberto.
Um fotógrafo da natureza e escrevinhador extraordinário!

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo