9 de dezembro de 2009

Homenagem ao Jornal - Caça

No dia 05 de Dezembro de 2009, o jornal diário Açoriano Oriental publicou um artigo da autoria de Gualter Furtado, sob o título de "A minha homenagem ao Jornal - Caça", que poderá ser lido a seguir.

"Recentemente numa véspera de uma caçada às Galinholas na Ilha do Pico, na Piedade e na perigosa adega do Cremildo, entre algumas histórias de caçadores e um copito de nêveda, aguardente de figo, etc, um caçador continental de nome Nuno Sebastião, perguntou-me se eu já tinha ouvido falar num jornal de caça que tinha sido publicado em São Miguel na década de 30 do séc. passado. Eu respondi que não, mas que em breve e a ser verdade ia procurar ler todos os números deste jornal.
O Nuno Sebastião é detentor de uma das mais importantes bibliotecas de cinegética sobre a caça no “Mundo Português”.
Já em São Miguel contactei o Pedro Miguel Silveira de Santa Maria que também é um caçador bem informado e pai de um dos melhores blogues de caça do País (Ribeira Seca), que prontamente me confirmou esta informação, mais, disse-me que o jornal de nome Caça foi fundado em 1936 e o seu número 1 saiu no dia 1 de Junho de 1936 que era um jornal "mensário e de distribuição gratuita aos Caçadores do Distrito (São Miguel e Santa Maria)" e que o seu Redactor - Editor - Proprietário era o Senhor Eduino G. Botelho.
Munido desta informação pedi ajuda ao Senhor Albano Martins do Vale (Bibliotecário, Pescador e Caçador) que prontamente localizou na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada os 11 números do jornal que penso serem a totalidade da edição desta pioneira e louvável iniciativa realizada no séc. passado. Portanto o meu muito obrigado ao Sr Albano Martins do Vale.
Este jornal editado na gráfica do Açoriano Oriental merece ser recordado hoje e a minha sentida homenagem à meia dúzia de caçadores que tomaram esta iniciativa.
O jornal publicou-se em 1936 e 1937 e tem artigos muito pedagógicos e informações muito úteis para a população e para os caçadores de então. Artigos sobre as espécies cinegéticas, as doenças dos cães de caça, introdução de faisões e perdizes, combate aos furtivos, eram frequentes e alguns deles mantêm a sua actualidade.
Através do jornal Caça pode-se constatar o pioneirismo dos Serviços Florestais de então na promoção da caça, e que deveria ser um incentivo acrescido para a versão actual dos Serviços Florestais.
Os Colaboradores eram meia dúzia de entusiastas pela caça desejosos de levar ao conhecimento dos caçadores e população rural a importância da caça, e designadamente as regras, as leis, as espécies cinegéticas que regiam e constituíam o Mundo da Caça.
Não resisto em transcrever parte do editorial publicado no Nº 1 do Jornal Caça: "... É nosso objectivo despertar o interesse dos caçadores pela caça e nestas palavras cabe tudo o que por este magnifico desporto é necessário fazer-se para que no nosso meio haja caça, haja caçadores e para que cada um tenha por este assunto toda a dedicação, todo o carinho, e até mesmo todo o respeito...” Como são tão actuais estas palavras escritas já lá vão 73 anos!
Aqui fica a minha Homenagem aos Senhores Eduino G. Botelho, Eduardo Rebelo, Vasco Bensaude e a todos os que participaram nesta iniciativa de Cidadania a favor da Caça com regras, entusiasmo e respeito."



Para concluir este "post", gostaria de salientar o seguinte:

- A referência elogiosa que nos é dirigida directamente e que muito nos sensibiliza, em verdade, não a merecemos, pelo que a mesma só poderá ser compreendida em função da vasta educação e delicadeza que caracteriza o autor do texto acima, demonstrada, também, através da enorme partilha de informação e da empenhada colaboração na construção deste lugar de Caça.

- Quem nos deu a conhecer a existência do jornal "Caça" foi o Sr. Nuno Sebastião, aliás, é aos bons conselhos dele que devemos alguns dos bons livros que temos a sorte de desfrutar e de compartilhar, sendo este, precisamente, o nobre sentimento que nos une e que também esteve na origem do Jornal - Caça.

A Todos, bem hajam!

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo