2 de janeiro de 2009

Pombo-Torcaz

Cada vez torna-se mais difícil de avista-lo em Santa Maria, trata-se de uma ave que me maravilha toda a vez que tenho a sorte de a ver voar.

Não é todos os dias que temos a possibilidade de encontrar o Pombo-Torcaz (Columba palumbus), mas esta manhã tive um desses momentos.

Por sorte vi-o planar num vôo majestoso, bem à minha frente, a cerca de 15 metros. Fiquei estupefacto, pois esta ave seduz-me devido ao seu tamanho, bem maior do que o pombo-da-rocha ou doméstico, e às riscas bem delineadas e características que ostenta nas asas.
Foi pousar uns metros mais à frente e aproveitei para ir buscar a máquina e tirar as fotografias que ilustram este texto.

Representa uma ave cada vez mais rara nesta ilha.
Embora não existam quaisquer dados científicos, estimo que a sua densidade não ultrapasse as poucas dezenas.
Pela mesma altura, no ano passado, eram duas destas que sobrevoavam estas bandas.

Espero que não acabem por desaparecer tal como sucedeu a uma ave de rapina, semelhante ao nosso milhafre, mas um pouco maior e de cabeça branca, na primeira desratização com veneno, que se realizou nesta ilha, no início da década de 80 do século XX.

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo