"Os Açores não sendo ricos na diversividade de Aves tem uma densidade muito boa que aliada às aves de arribação e as que procuram refúgio no Arquipélago no seguimento de fenómenos de dispersão em relação às suas rotas de emigração e que ocorrem no período dos temporais ,fazem dos Açores uma Região extraordinária para a observação de Aves .
A SPEA e o Centro de Estudo e Apoio ao Desenvolvimento do Priolo (ave originária e que só existe na Ilha de São Miguel) no dia 24 de Janeiro realizaram um passeio à lagoa das Sete Cidades ( paisagem única no Mundo e que urge perservar a todo o custo)e aos Mosteiros para observarmos aves que nos visitam ou se reproduzem nos Açores .
Tendo por cenário uma paisagem deslumbrante foi possível observar diversas espécies de patos como a Frisada ,Arrábio , Pato-escuro Americano, Colhereiro e outas aves como a Garça-real, Galeirões, Galinhas de àgua e a rola do mar.
Esta actividade é muito procurada e praticada por cidadãos dos Países Desenvolvidos e de pessoas com uma consciência civíca desenvolvida."
Texto e fotos da autoria de Gualter Furtado