10 de fevereiro de 2010

XI Montaria ao Javali de Mós do Douro

A XI Montaria ao Javali de Mós do Douro, realizou-se no dia 6 de Fevereiro de 2010, e foi organizada pela Associação de Caçadores das Encostas do Douro, tendo sido o seu Director o Sr. Alexandre Silva.
Contou com 110 Portas, 15 Matilhas e 19 Javalis cobrados.

Trata-se já de um acontecimento verdadeiramente Nacional levando a esta Freguesia Monteiros de todo o País incluindo das Regiões Autónomas, embora os caçadores do Norte e em particular os de Trás-os-Montes constituam o grupo mais numeroso.
Os Açorianos Cremildo Marques (o Barbas) e o autor destas linhas são já uma presença constante neste popular e significativo evento cinegético e social.
Como aspecto menos positivo refiro o comportamento impróprio de um ou outro “Monteiro” a fazer tiro ao alvo já depois do sinal indicador do fim da Montaria, com todos os inconvenientes e agravantes que tal comportamento representa para a segurança e para o ajuntamento dos cães (como muito bem sublinhou o Dr. Ângelo Sequeira).

Tanto os mais novos como os Monteiros de idade mais avançada marcaram presença, como foi o caso dos tocadores de acordeão que com a sua sabedoria e sensibilidade musical animaram a festa, a que se juntou um outro cantador de improviso.
Um dos tocadores era Monteiro e transportava a bonita idade de 85 primaveras, enquanto o outro era Matilheiro, mais moderno, mas também na casa dos “entas“.
Destacaram-se também a presença de jovens Monteiras, garantia de um futuro mais alegre, pois sem a presença e participação feminina o futuro da caça seria bem mais triste.

O dia esteve magnífico, com as Portas colocadas a rigor e por Postores eficientes. As vistas sobre o rio Douro eram de cortar a respiração. As vinhas, as amendoeiras, as Oliveiras e o rio são inseparáveis e de uma beleza rara!
A jornada de caça correu bem, com segurança, com porcos, com animação das matilhas.
De seguida foi servido um excelente almoço com uma bela sopa de legumes com feijão e um grão guisado com carne de porco e enchidos e como se não bastasse, tudo isto foi regado com um bom vinho do Douro. Que bem se come nesta Região!

Findo o almoço procedeu-se ao leilão das peças cobradas, ajuda preciosa à Organização para fazer face às crescentes despesas. Aqui o meu amigo Cremildo das Barbas, do Pico, é realmente um Doutorado na matéria. O seu vozeirão, as suas piadas e a sua experiência, são garantia de que os javalis leiloados geram sempre boas receitas, tendo este ano se cumprido novamente tal tradição.
Terminada a arrematação e acertadas as contas, para nós e especialmente para mim, a parte mais difícil foi arranjar o javali “que nos coube em sorte”, não fora o Sr. Januário nos ter disponibilizado a sua garagem, então é que esta tarefa teria sido mesmo muito complicada, é que desmanchar um porco com mais de 100 kgs e às escuras, garanto-lhes que é mesmo muito difícil, mas lá conseguimos dar conta do recado! Inclusivamente foi-nos disponibilizada uma arca congeladora, cedida por uma alma caridosa e amiga, para transportarmos parte do javali, já que a outra foi logo repartida com quem teve a amabilidade de nos ajudar.

Assim, já temos mais um motivo para, em São Miguel, juntarmos uns quantos Compadres e Confrades e fazermos uma festa em honra do Javali e da Caça!
No entanto a Montaria só terminou verdadeiramente na adega do Sr. Polido, a provarmos um excelente Vinho do Porto que só a Região do Douro é capaz de propiciar!

Fazemos votos para que o ano corra Bem para todos e passe depressa, porque já tenho saudades de voltar a Mós do Douro, terra de gente boa e de grandes artistas na arte de trabalhar o Douro.

Gualter Furtado, Fevereiro de 2010


Texto e fotos da autoria de Gualter Furtado

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo