8 de janeiro de 2010

A Caça Vista Pelos Pintores

No título original "La Chasse Vue Par Les Peintres", é uma fenomenal obra da autoria de Sylvie Ménard, publicado em 1987, que retrata e explica, ao longo das 151 páginas que lhe dão o conteúdo, 65 quadros alusivos ao tema da caça.

Começa, precisamente, com a reprodução de uma pintura existente nas Grutas de Lascaux, datada de há dezassete mil anos antes de Cristo, e que representa um bisonte, um homem e um pássaro, perante a qual Picasso, quando com ela se deparou, afirmou: "fui eu que fiz isto", até à mais recente, datada de 1933, da autoria de Marcel Gromaire, intitulada "Le Braconnier", que se encontra exposta actualmente no Museu Nacional de Arte Moderna, em Paris.

O livro possui vários capítulos, que vão desde o da "Mitologia e Crenças", o "Cerimonial da Caça", e "Artes de Caça" terminando no dos "Quadros de Caça", com o famoso "Trophée de Chasse", de Claude Monet, datado de 1862.

Nas páginas iniciais podemos encontrar o "Saint Eustache", um quadro a óleo sobre tela, não datado, da autoria de Lucas Cranach l'Ancien, que viveu nos anos de 1472 a 1553.
Santo Eustáquio está representado nesse quadro a segurar uma cabeça de veado que possui, entre as hastes, a cruz cristã com Jesus Cristo crucificado.
Reza a história que dava pelo nome de Plácido e servia no exército de Trajano quando se deparou com um cervídio miraculoso que ostentava o símbolo cristão, situação que o levou a converter-se ao cristianismo.
Essa lenda é semelhante à de Santo Huberto, na medida em que foi também um encontro com um veado que apresentava a cruz cristã nos esgalhos, que o levou a interiorizar e a aceitar a fé cristã, sendo hoje reconhecido e aceite mundialmente como o patrono cristão dos Caçadores.

Esta magnífica obra francesa bem que poderia ser o prelúdio para uma outra, de origem portuguesa, que pudesse seleccionar e compilar os melhores trabalhos nacionais desta natureza, haja para tal, apenas e só, a necessária vontade!

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo