30 de novembro de 2009

Balanço do Primeiro Mês

A Abertura-geral nesta ilha teve o seu início no dia 01 de Novembro de 2009 e terminará no último Domingo de Dezembro próximo.
Ontem, concluiu o seu primeiro mês de existência, pelo que urge fazer um balanço.

É de referir que ainda não possuimos uma gestão racional da caça, assente num método de estudo organizado e credível.
Todas as medidas que existem e que regulam a caça nesta ilha se devem àquilo que parece ser, ou seja, quando parece que há coelhos, aumenta-se o número de abate e quando parece que não há coelhos, limitam-se as peças e restringe-se a área de caça.
Por outro lado, corremos o risco de atribuir uma desmedida importância aos furtivos. Não porque esses bandidos a não mereçam, porque dão sempre prejuízo - como os ratos, mas porque também se desconhece a quantidade dos estragos que provocam, por serem impossíveis de quantificar.
O facto é que ninguém sabe ao certo quantos coelhos existem na ilha de Santa Maria, nem se consegue perceber a magnitude dos malefícios provocados pelos ilegais.

Como é que se faz um balanço nestas circunstâncias?
Não é possível fazer, porque permitem apenas e só recolher opiniões baseadas no que parece ser e essas valem o que valem, em função da qualidade de quem as emite.

Assim, e com base na informação verbal que recolhi, a costa N/NO da ilha parece que foi saqueada pelos furtivos e só muito dificilmente se cobra algum coelho, pois são praticamente inexistentes. Também não existem dados que possam corroborar a existência de alguma maleita nesse local.
Por outro lado, numa parte da costa Oeste e na zona da Ribeira Seca, a S/SO, ainda se vão fazendo algumas capturas, parecendo existir mais alguns coelhos.
Quantos(?) é que não se sabe responder, como também se ignora se estes que estão a ser caçados seriam, ou não, determinantes para a recuperação e exploração cinegética dessas zonas.

É urgente investir na caça e na sua gestão e, acima de tudo, tomar consciência que a realidade cinegética de cada ilha açoriana é diferente da outra, pelo que a existência de um calendário venatório como o que está em vigor e sem qualquer base científica que o suporte, assente unicamente no que parece ser, é o resultado de vários erros e estará, seguramente, na origem de outros tantos.

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo