12 de maio de 2012

As Perdizes do Uruguai

A República Oriental do Uruguai é um País da América do Sul que faz fronteira com o Brasil e com a Argentina.  Apresenta  uma população com cerca de 3,3 milhões de habitantes e um território com uma área de 176 mil Km2
A capital é Montevideo e tem um regime político republicano presidencialista e pluripartidário.
A segurança no País é aceitável e positiva, embora se recomende muita cautela com os locais que se frequenta e com os "desvios". Infelizmente, no mundo,  já não existem países nem locais totalmente seguros.
A moeda no Uruguai é o peso e, presentemente, com 1 euro se podem comprar 25 pesos uruguaios. Nos anos mais recentes o peso tem vindo a revalorizar-se face ao euro e ao dólar norte-americano (moeda de referência no Uruguai).
O Uruguai é um País essencialmente agrícola, assente em grandes propriedades que produzem para exportação.
Há quem diga ser, embora exageradamente,  uma pequena Suíça da América do Sul.
Montevideo está a cerca de 11 horas de avião de Madrid, a que se deve acrescentar mais umas 3 ou 4 horas até Trinidad (Departamento de Flores), a pequena cidade que escolhemos para servir de base, já  que se encontra próxima dos vastos campos de soja, sorgo, trigo, girassol e pastagens naturais para o gado bovino e ovino com muitos charcos de água.

A caça é dos proprietários (muitos deles Argentinos e Brasileiros) e só se pode caçar com autorização destes, mediante o pagamento de uma "propina" (cerca de 20 a 30 euros).
Em boa parte, o sucesso de um programa de caça resulta da seriedade ou não dos organizadores locais.   Este ponto é fundamental,  pois as opções infelizmente não são muitas,  mas existem lá pessoas muito capazes como é o caso do Nelson Gutierrez (Organizacion Charrua). Em alternativa uma consulta à Top Atlântico e ao experiente  Pedro Lencastre será sempre uma opção válida.
A grande ameaça à caça no Uruguai é a crescente utilização dos pesticidas na agricultura, designadamente na soja, o que coloca em risco a sustentabilidade de diversas espécies e das perdizes em particular.

No entanto, e ainda por enquanto,  o Uruguai continua a ser um paraíso para quem gosta de caçar perdizes com cão de parar como é o meu caso.
Este ano fiz-me acompanhar do Epagneul bretão Pico, de  5 anos de idade, filho do famoso Scotch, pertença do meu amigo Cremildo, da Ilha Montanha (Ilha do Pico) e que é uma referência de primeira ordem na canicultura cinegética Açoriana.
Existem no Uruguai três tipos de perdizes, a perdiz Márron, a Martineta e a perdiz comum. O meu objectivo principal era caçar a perdiz comum, que é praticamente uma codorniz em ponto grande, mas com um comportamento e  um voo que se assemelha em muito à nossa perdiz vermelha. Um outro desejo era o de ver o Pico parar a umas Martinetas, embora sem proceder ao abate já que se encontra presentemente proibida a sua caça (junto umas fotos do tempo em que a sua caça era permitida), trata-se esta da maior perdiz uruguaia e realmente é uma ave magnífica que mete respeito.  
Tendo em conta os objectivos fixados, o Pico  portou-se à altura das responsabilidades e das exigências  parando magistralmente algumas Martinetas, cujas imagens retenho na memória e que jamais esquecerei.
Não é fácil viajar dos Açores com um cão para um país tão distante e proporcionar-lhe o melhor conforto possível nesse percurso. Isso implica desistir dos prazeres que este tipo de viagens proporciona  para que se possa garantir um acompanhamento quase permanente ao nosso companheiro de quatro patas. É preciso sentir uma grande paixão pela caça e pelos cães de parar e neste caso sou afortunado, porque os meus cães acabam sempre por me recompensar por todos estes “sacrifícios”.
No primeiro dia de caça as perdizes uruguaias eram uma novidade para o Pico, já que se furtavam a patas numa velocidade impressionante. No segundo dia o Pico já não se deixou enganar e proporcionou-me lances extraordinários.
Cacei sozinho e também na companhia  alternada do Carlos (um verdadeiro cavalheiro), do Ferreira, do Nuno e do Sr. Henrique,   todos eles bons atiradores, caçadores, cumpridores escrupulosos das regras de segurança e praticantes da boa ética na caça, condições imprescindíveis para serem meus companheiros de jornada.

Como já referi, embora os meus objectivos nesta deslocação, que foi quase de certeza  a última devido à distância, à idade que não perdoa e à Troika, fossem as perdizes, o Pico, para além das Martinetas, parou igualmente lebres, narcejas e cobrou centenas de rolas.
Quanto a estas últimas, refiro que os outros membros do grupo, incluindo o Victor,  atiraram e cobraram milhares de rolas, espécie que continua a proliferar com milhões de exemplares para desespero dos produtores agrícolas e sem nenhum aproveitamento económico. Há muito que se justifica uma indústria de produtos derivados da carne de rola.  Nesse sentido fizemos algumas refeições no campo  à base da carne desta ave e tentamos demonstrar aos nossos amigos locais o potencial gastronómico da rola, mas sem grande sucesso, já que inevitavelmente preferiam os assados da carne de bovino e chouriços, que constituem as iguarias da gastronomia uruguaia.
Por outro lado, no hotel em que ficamos hospedados, os pratos que confeccionamos à base da carne de perdiz e de rola foram altamente apreciados  pelos caçadores franceses e espanhóis que lá se encontravam e que se juntam em Trinidad, pelo 1 de Maio, para fazerem a abertura de caça no Uruguai. Eu próprio tive a oportunidade de demonstrar ao cozinheiro chefe da unidade hoteleira como é que se podiam preparar alguns pratos com estas espécies cinegéticas.   
Finalmente, e não me canso de referir, é impressionante a quantidade e variedade de aves (cerca de 450) que podem ser observadas no Uruguai, um autêntico paraíso para os aficionados do birdwatching, e que também me parece ser uma actividade muito pouco estudada e divulgada.  Saliento, com especial destaque, o exímio trabalho de arquitectura realizado pelos Los Horneros, aquando da feitura dos seus ninhos no topo das varas que suportam as vedações dos terrenos. São uma autêntica obra de arte!
A par desta vivência e de tudo isto que vos descrevi, os animais como o Peludo, o Tatú (símbolo do Uruguai) e mesmo o Carpincho (Capivara) dão à paisagem Uruguaia uma marca única, distintiva e inesquecível, que vale a pena experimentar e que já me levou a regressar por algumas vezes.


Texto e fotos da autoria de Gualter Furtado

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo