Decorreu nos dias 13 a 16 de Outubro, em França, Cazalis - Gironde, mais um campeonato do mundo de Cães de Parar e Santo Huberto, onde estivemos representados pela Selecção Nacional de Santo Huberto, composta pelos Srs Vítor Maurício e Mário Brito, que se fizeram representar acompanhados por dois Perdigueiros Portugueses.
As provas decorreram em terrenos de Pinhal com exemplares de diversas idades, e a presença de matos densos e restos de ramadas de pinheiros cortados, o que dificultou o percurso dos cães e dos caçadores.
Os participantes foram distribuídos por 3 séries, duas das quais foram ganhas pelos atletas portugueses, ficando Mário Brito com 97 pontos e Vítor Maurício com 61 pontos.
A terceira serie foi ganha por um atleta Italiano.
A “Barrage” foi disputada a entre o atleta português Mário Brito e o atleta italiano D´Amrosio Massimo, tendo este ficado em primeiro lugar, e o nosso participante em segundo.
O atleta Vítor Maurício, foi excluído da Barrage, já que na série em que participou não houve abate e cobro de nenhum faisão.
Foi ainda disputado o terceiro lugar (segundo o regulamento) pelos participantes que ficaram em segundo lugar nas séries com abate.
O resultado final do Campeonato, foi o seguinte:
CAMPEÃO DO MUNDO - D´Amrosio Massimo - Italiano
VICE-CAMPEÃO DO MUNDO - Mário Brito - Português
3º CLASSIFICADO Jimmy Johansson - Sueco
Por equipas, a Selecção Portuguesa foi imparável, obtendo a soma final de 2 pontos atribuídos pelos dois primeiros lugares das duas séries.
Os resultados finais por equipas foram:
1º PORTUGAL - 2 Pontos
2º CROÁCIA - 5 pontos
3ª DINAMARCA - 7 pontos
Os nossos parabéns aos novos Campeões do Mundo de Santo Huberto - por equipas, que durante um ano irão, com todo o mérito, ostentar esse título.
Texto e foto da autoria de FENCAÇA