No dia 15 de Outubro de 2011, na Ilha do Pico, realizou-se o V Troféu Gualter Furtado de Santo Huberto com Cão de Parar sobre Perdizes Vermelhas.
Este evento insere-se na homenagem anual que os caçadores fazem a Gualter Furtado, através da atribuição do seu nome a esta prova de caça.
Os concorrentes foram julgados pelo juiz internacional de provas de cão de parar, José Pedro Leitão e ainda pelo juiz Paulo Filipe.
O Tempo esteve muito bom e os terrenos adequados à prática desta modalidade de caça.
As provas decorreram com muito desportivismo e, como sempre, acompanhadas por uma forte componente social, superiormente orientada pelo Cremildo Marques e toda a sua vasta equipa, esforço esse que se traduziu numa organização impecável e na apresentação de diversos pratos típicos de caça maior e menor.
Concluídas as provas os resultados finais ficaram ordenados pela seguinte forma:
1º lugar - José Moniz (São Miguel ) com a Braco Alemã Iris
2º lugar -Vitor Inácio ( Pico ) com o Bretão Espanhol Maçarico
3º lugar - António Tomás ( Continente ) com a Perdigueira Nacional Tucha
4º lugar - José Carlos Correia
5º lugar - Gualter Furtado
6º lugar - José Teixeira
7º lugar - Mário Sequeira
8º lugar - Zé Carneiro
9º lugar - Luís Faria
10º lugar - Cremildo Marques
11º lugar - António Leal
12º lugar - José Pedro Pacheco
13º lugar - Valério
14º lugar - Rodrigo Sousa
15º lugar - Rui Costa (desistiu devido a força maior )
16º lugar - Duarte Évora (desistiu devido a força maior )
Como nota muito positiva regista-se o elevado grau de profissionalismo dos Serviços Florestais da ilha do Pico, quer na forma como desempenharam as suas funções, quer no acompanhamento realizado durante o desenrolar das provas e de todo o evento. De sublinhar ainda a presença e participação de um concorrente oriundo da Ilha das Flores, o Zé Carneiro, que, na sua primeira prova de Santo Huberto, teve um excelente desempenho, tanto no aspecto desportivo como ao nível da segurança.
Na cerimónia de entrega dos prémios e de homenagem ao Caçador Gualter Furtado marcaram presença o Deputado Regional Comandante Lizuarte, o Presidente da Junta de Freguesia da Piedade, a responsável dos Serviços Florestais da Ilha do Pico, Engª Margarida, os concorrentes, os seus familiares e muitos amigos do Gualter Furtado e do Cremildo Marques.
Foi ainda deliberado pela Organização prosseguir com o evento nos próximos anos já que os custos da realização são reduzidos, devido à oferta de produtos, do trabalho desinteressado de muitos amigos comuns e ao voluntariado dos Colaboradores do Cremildo Marques, resistindo assim esta prova de caça a todas as dificuldades e às medidas da Troika.
Texto e foto da autoria de Gualter Furtado
Texto e foto da autoria de Gualter Furtado