25 de janeiro de 2011

Um Contributo Para a Defesa da Caça

"Um Contributo para a Defesa da Caça" é o título do mais recente livro da autoria de Gualter Furtado.
Embora seja o fruto de uma enorme paixão, nas 215 páginas ilustradas pelas mais de 150 fotos que o compõem constata-se a realização de uma análise bastante objectiva sobre o estado da caça nos Açores, no continente e em alguns países do Mundo onde o autor teve a oportunidade de exercer o acto venatório.

Transmite-nos a mensagem que a caça, quando praticada com desportivismo, amizade, espírito de entreajuda, respeito pelo próximo, pela natureza e pelos animais é um acto social valioso, de cultura e muito importante.
Demonstra-nos que o caçador é um defensor da natureza, que respeita as espécies cinegéticas e que possui uma grande relação de cumplicidade com os seus cães, os quais trata muito bem e não abandona, razão porque, neste quadro aqui exposto, defender a caça é uma atitude muito positiva que a ninguém deve envergonhar.
Diz-nos ainda que o caçador colabora e promove a recuperação dos habitats de tal forma que, por este mundo fora, se não fosse a actividade venatória e este intenso empenhamento que só os caçadores conseguem demonstrar, muitas espécies animais, cinegéticas e não cinegéticas, com particular destaque para algumas aquáticas, já estariam extintas.
Numa altura em que a actividade venatória foi novamente escolhida como alvo a abater por alguns grupos radicais e extremistas ditos amigos dos animais e ambientalistas sedentos de protagonismo fácil, a publicação deste livro, do que ele contém e transmite é um apelo aos homens de boa vontade e um contributo para a afirmação dos valores e da cultura que só a caça e a sua envolvência social e cultural poderão proporcionar.

O lançamento desta obra impar da literatura cinegética insular e nacional, cuja capa foi pintada pela reconhecida artista plástica Maria José Cardoso de Souza, terá lugar no próximo dia 26 de Fevereiro, pelas 17H00, na Academia da Juventude da Ilha Terceira, numa sessão presidida pelo Senhor Juiz Conselheiro Dr. José António Mesquita.

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo