30 de março de 2009

O Pico da Vara

O Pico da Vara é o ponto mais alto da Ilha de São Miguel com cerca de 1100m de altitude estando localizado no Concelho do Nordeste, embora o concelho da Povoação reevindique também como seu este verdadeiro património natural.
O seu acesso tanto pode ser feito a partir do Nordeste (Achada, Algarvia, Fazenda e Santo António) como a partir da Povoação.

O percurso é difícil e em algumas partes é mesmo perigoso sobretudo no Inverno e quando chove, recomendando-se sempre a presença de um Guia e nunca, mas nunca fazer esta subida sózinho. Por exemplo se escolhermos o percurso a partir da Povoação a sua extensão é de 15,2 Km, e o tempo médio de caminhada é de 05h.
Com partida dos Graminhais ( no cimo da Achada do Nordeste ) caminhando com calma levamos 02h30m até atingir o ponto mais alto, mesmo fazendo muitas paragens a fim de contemplar as maravilhas da Natureza.

Próximo do Pico da Vara localiza-se no Planalto dos Graminhais uma Turfeira magnífica onde vivem e se reproduzem as poucas Narcejas residentes em São Miguel (zona interdita ao exercicio da caça e bem), e do outro lado temos a Tronqueira do Nordeste onde habita o Priolo, ave que só existe na Ilha de São Miguel e nos Concelhos da Povoação e do Nordeste.

Toda a zona do Pico da Vara é palco de vegetação e flora endémica de uma riqueza extraordinária.
Com uma presença importante de Estrelinhas e Tentilhões e alguns Coelhos bravos. Quanto às vistas e quando temos bom tempo são simplesmente espetaculares.

Durante o percurso somos por duas vezes supreendidos por dois marcos a assinalar dois acidentes de aviação ocorridos no Século passado sem sobreviventes, um da Air France e outro da F A P.
São locais de meditação e de profundo respeito por todos aqueles que perderam ali a vida .
Marcel Cerdan o grande boxeur nascido na Argélia, campeão do mundo de pesos médios e que pouco tempo antes de embarcar naquele fatidico vôo da Air France tinha perdido o título mundial para o Jake La Mota, foi um dos que perdeu a vida naquele triste dia de 27 de Outubro de 1949.
Cerdan era um ídolo em França e a sua ligação à grande cantora Edith Piaf inspirou historiadores e escritores (Daniel de Sá escreve um brilhante artigo sobre o Pico da Vara e também sobre este tema), sendo a sua morte chorada em todo o Mundo principalmente em França.
Recorde-se que o objectivo deste avião era fazer escala no Aeroporto de Santa Maria onde nunca aterrou.
Desde criança que ouço esta história e os horrores que se seguiram, que propositadamente omito.
É pois com emoção que nos curvamos junto ao marco que assinala este triste acontecimento.

Passados uns instantes estamos de volta a um meio ambiente deslumbrante, que urge respeitar a todo o custo, e que simboliza o que de melhor existe em São Miguel, nunca sendo de mais lembrar que se trata do único local da ilha em que ainda existe vegetação característica dos primeiros tempos do Povoamento. No minimo exige-se Respeito.

Para a História das nossas vidas fica registado que no Sábado de 28 de Março de 2009 um Grupo de Amigos constituído pelo Octaviano Mota, Gualter Furtado, Joaquim Bensaude, Antonio Serpa, José Raposo, Pedro Fernandes e Carlos Pereira (Guia) subiram o Pico da Vara pelos Graminhais colocando mais um anel na corrente da Defesa da Natureza, o que deve constituir uma prioridade das prioridades nas nossas Ilhas.

Finalmente uma palavra de apreço ao Resturante da Achadinha que mesmo fora do horário normal do almoço nos serviu uns magnificos petiscos e uns torresmos que nos souberam muito bem.
E assim se passou mais um dia nesta época do Defeso da Caça e caçando de uma maneira diferente!


Texto e fotos da autoria de Gualter Furtado

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo