20 de junho de 2016

Avaliação recente nos Açores sobre o impacto da nova Variante da Hemorrágica no Coelho Bravo (conclusão)

Em relação ao futuro do coelho bravo estou deveras desiludido.
Fui à sessão promovida no passado dia 15 de Junho pelos Serviços Florestais dos Açores sobre o coelho bravo,  com a participação dos investigadores Pedro Esteves e David Gonçalves, do CIBIO, e o Eng.º Manuel Leitão e a Engª Anabela Isidoro (Diretora) dos Serviços Florestais.
Conclusão dos trabalhos apresentados: Santa Maria e Flores são dois casos perdidos, à beira da extinção do coelho bravo…
Na Ilha Terceira a situação está razoável e  nas outras Ilhas estamos  próximo do alerta vermelho...
Segundo eles, a partir de 2025 o coelho bravo estará à beira da extinção na Península Ibérica, isto porque esta nova variante do vírus hemorrágico mata todos os coelhos novos, e não há renovação do stock existente... Por exemplo, existirem muitos láparos nos picos da reprodução, segundo estes Investigadores, não quer dizer nada, nem é sinónimo de mais coelhos no futuro, porque existe uma grande mortandade nos láparos. Está-se a caçar é o stock existente dos coelhos que resistiram ao vírus, mas os seus descendentes podem ser afetados.
Nos Açores, e segundo estes cientistas, a densidade de coelhos bravos, quando “apareceu” esta nova variante da Hemorrágica, era maior do que no Continente, logo o processo de razia na dinâmica da população do coelho bravo será mais lento nos Açores e isto se o vírus tiver o mesmo efeito cá que está a ter no Continente e no Sul de Espanha. 
Ainda segundo estes cientistas, Vacinas não há, sobretudo com eficácia para o coelho bravo e os repovoamentos são de todo desaconselháveis , em síntese, só nos resta rezar, ter o máximo cuidado na recolha de coelhos mortos, fortalecer a nossa ligação com a ciência e esperar que o clima nos Açores e o tempo se encarreguem de produzir anti corpos nos coelhos bravos face à atual variante da hemorrágica. É que às vezes a natureza encarrega-se de dar a volta à “ciência”, embora não tenha certeza que desta vez será mesmo assim.
Entretanto, aguardamos os resultados dos Inquéritos levados a cabo pelo Ministério Público com o objectivo de apurar a origem da introdução nos Açores desta nova variante da Hemorrágica.

Gualter Furtado  

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo