2 de fevereiro de 2014

Companheiros do Defeso

Do Sérgio Paulo Silva, e sobre os seus livros (No rasto da memória; Caça falada; Vadio; O bando e outras penas de caça; Conselhos velhos para caçadores novos; Sal ironias e gabarolice; Ainda o perdigueiro português), este é, para mim, aquele que melhor o caracteriza como caçador e escritor. Talvez porque tenha sido o primeiro que dele adquiri. 
Foi há alguns anos, numa livraria em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. Fica ao lado duma pastelaria, que também vende revistas, situada numa rua calcetada, próxima do Largo 2 de Março, mesmo defronte dum café que fechou. Foi um tiro de sorte, mas foi um grande tiro! 
A primeira impressão, lembro-me bem, foi não ter gostado da capa: dois tipos a caçar, um deles de semi-automática e ambos de costas! Mas deliciei-me com a frase "caçadores que escrevem/escritores que caçam" e como quem vê caras não vê corações o abri e folheei...
Por sorte, mais uma vez (a primeira foi ter encontrado o livro), me deparo com o Miguel Torga a caçar com uma espingarda de 5 tiros, que deduzi ser a Browning A5. Em que calibre seria? O 16 ou o 12? Talvez o 12, porque teria posses para isso, pensei para comigo. 
De imediato perdoei o caçador que, há pouco, tanto tinha depreciado. E fui lendo até me aperceber que, em face das referências lá existentes e para melhor compreender o que dizia, teria que seguir os trilhos que me ia indicando. Comprei o livro. 
Não me lembro quanto paguei na altura, porque também lhe retirei o preço. Se estivesse manuscrito, ainda o teria deixado ficar, mas era um daqueles autocolantes, impressos e impessoais, feios!
Nestes textos do Sérgio Paulo Silva caço bastante, e tanto que até temos uma foto juntos. 
Se me procurarem na capa, encontram-me mesmo atrás do companheiro que transporta a espingarda ao ombro, os seguindo...
Reportagem sobre Sérgio Paulo Silva
O Sérgio Paulo Silva poderá ser contactado através do endereço: serpaulosilva@gmail.com 

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo