14 de setembro de 2009

Açores no Campeonato do Mundo de Santo Huberto

Nos dias 12 e 13 de Setembro realizou-se, em Estarreja - Murtosa, a Final Nacional do Campeonato de Santo Huberto organizado, pela primeira vez em conjunto, pela FENCAÇA - Federação Portuguesa de Caça em associação com a CNCP - Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses.

Esta final contou com os patrocínios do Clube de Pesca e Caça da Murtosa, da Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca e ainda das Câmaras Municipais da Murtosa e de Estarreja.

Nas provas, que foram julgadas por 6 Juízes, incluindo alguns com estatuto internacional, participaram 26 concorrentes em representação de todo o País, tendo sido a delegação dos Açores constituída pelo Alberto Cantineiro, Olívio Ourique, Ricardo Rodrigues, Cremilde Marques e José Toste, ficando como Delegado da equipa insular o Gualter Furtado.

Quatro dos Caçadores Açorianos classificaram-se nos primeiros 10 lugares e o Alberto Cantineiro, da ilha Terceira, acompanhado da sua braco alemã, Íris dos Açores, nascida na Graciosa, sagrou-se Campeão Nacional e irá representar Portugal na Final Mundial de Santo Huberto, a ocorrer na Grécia, na companhia do segundo classificado, Carlos Pires, da Federação de Caçadores do Minho.

É de enaltecer a importância que assume este feito desportivo já que os Caçadores Açorianos, para além de serem todos amadores, lutam também com imensas dificuldades para treinarem os seus cães de parar, entre outras contrariedades que se lhes apresentam, mas, mesmo assim e contra todas as adversidades, teimam em levar o nome dos Açores e de Portugal mais longe e mais alto.

Vamos torcer para que os nossos desportistas consigam alcançar os mais elevados desígnios e que nos possam presentear com os melhores resultados!

Texto e foto da autoria de Gualter Furtado

3 de setembro de 2009

O Livro e a Caça

Um livro é, por definição, essencialmente, um conjunto de folhas de papel, em branco, escritas ou impressas, soltas ou cosidas, em brochura ou encadernadas, mas um Livro de Caça, é muito mais do que isso!

Este é um tema que penso abordar e registar neste blogue desde há algum tempo a esta parte, mas a falta de oportunidade foi uma condicionante insensivel e indiferente à minha vontade, pouca liberdade, por isso, me concedendo.

Um Livro de Caça é diferente, não por abordar o tema da caça, mas por ser escrito por um Caçador, por aquele que viveu o momento preciso que descreve e não por uma terceira pessoa que o imagina. Na minha opinião, quando isso acontece, ou seja, ser escrito por outrém que não o Caçador, passa a ser uma obra de ficção e de qualidade relativa que, na maior parte das vezes, não vale nem o próprio papel onde foi impresso.
Para mim, assim, um livro de caça tem de possuir duas características essenciais para que possa ser devidamente aproveitado: ser escrito por um Caçador e estar de acordo com as regras da composição.

Felizmente tenho a sorte de possuir alguns poucos destes, lamentavelmente não todos quanto desejo, e deles falarei, atempadamente!

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo