Organização:
- Associação de Caçadores das Encostas do Douro
Local:
- Zona de Caça Associativa de Mós do Douro
Director da Montaria:
- Gualter Furtado
Nº de Postos: 110
Nº de Matilhas: 15
Nº de Tiros: 100 (valor aproximado )
Nº de Javalis Cobrados: 16 (dezasseis)
Dia magnífico ,mancha localizada junto ao Douro numa paisagem deslumbrante ,com vinhas , oliveiras , amendoeiras em flor ,etc,. Organização bem preparada e sublinhe-se o facto de estarmos em presença de caçadores jovens como os Engenheiros Agrícolas Ricardo Carvalho e o Rui e uma vasta equipe de participantes locais e todos eles "amadores".
Um excelente almoço com uma sopa à lavrador e uns rojões de comer e chorar por mais .
Mós do Douro está de parabéns.
Depois de bem almoçados procedeu-se ao leilão dos javalis com a receita a reverter para a Organização e como contributo para fazer face a parte das despesas. E aqui começou um outro momento alto da montaria com o meu amigo Cremilde Marques , que se deslocou comigo dos Açores de propósito para participarmos nesta montaria e no Domingo encerrarmos a época de caça aos tordos em Trás os Montes na Quinta do Barracão da Vilariça . Quando o Cremilde (o Barbas do Pico) começou o leilão os caçadores e habitantes da terra ficaram impressionados com a sua capacidade de mobilizar os presentes e fazer subir o preço dos porcos de tal forma que já o queriam contratar para ir fazer os leilões em montarias no Minho e no Centro do País.
Ficámos satisfeitos por darmos uma ajuda à Organização que bem merecia , e por outro lado ,cumprímos com um dos Objectivos que prosseguimos quando vamos a estas caçadas que é valorizar a componente social e honrar o nome dos Açores.
Como notas à margem sublinho a presença de Monteiras e de Matilheiras que muito valorizaram a montaria , a forma superior como nos receberam e a prova dos excelentes vinhos do Douro em casa do Senhor Luis Polido .
Finalmente registo a honra com que aceitei o convite do Dr Antonio Graça para ser o Director da Montaria e sublinho que durante a oração recordamos o nosso companheiro recentemente falecido João Brito Fontes (Grande Monteiro).
Aqui fica a minha homenagem às Gentes das encostas do Douro que à custa de muito trabalho transformaram uma encosta bela mas muito dura e difícil de trabalhar num produto sem paralelo que são os vinhos do Douro e do Porto.
No Domingo a história foi outra , com poucos tordos mas muita alegria e um aproveitamento máximo das especiarias da Região ( Alheiras , azeite , pão no forno de lenha , queijos, etc ).
Texto e fotos da autoria de Gualter Furtado
10 de fevereiro de 2009
X Montaria ao Javali de Mós do Douro 07FEV09
Sobre o blogue
Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;
2 - Transmite a minha opinião;
3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;
4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;
5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;
6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;
7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;
8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;
9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;
10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.