30 de agosto de 2007

Óculos de Protecção

Todos os anos tomamos conhecimento de acidentes com armas de caça, seja através de contactos inter-pessoais, quando nos relatam situações na primeira pessoa ou através dos meios de comunicação.

Não menos grave, nem de menor importância são as consequências que poderão advir para a integridade física da vítima. Sabemos, dadas as características das armas de caça, daquelas vulgarmente denominadas "caçadeiras", desde que nenhum órgão vital seja danificado, haverão sempre probabilidades de sobrevivência. Porém, mesmo a distâncias muito largas, quando os olhos são atingidos pelos pequenos bagos de chumbo, a cegueira será tão certa como a deterioração posterior da qualidade de vida do acidentado, pelo que a adopção de comportamentos de segurança deverá ser uma realidade em cada caçador, que deve incorporar, a par de vestuário e calçado adequados, óculos fabricados propositadamente para utilização na caça, com capacidade para proteger a vista de projectéis directos ou de ricochetes tão comuns nos terrenos rochosos.

São vários os modelos colocados à venda, sobretudo nas espingardarias e também diversas as soluções, mesmo para lentes graduadas.
A armação é usualmente de plástico e as lentes são fabricadas numa resina extremamente durável e resistente, denominada EPOXY, proveniente da tecnologia espacial, como testemunha a imagem do lado, resultado de um teste que efectuei numas lentes com as características mencionadas, disparando uma carga de 32grs, de chumbo n.º5, a dez passos de distância.
Dada a violência do impacto só consegui recuperar as peças que constam, por ter perdido rasto das restantes, porém permanece bem visível a capacidade do material.

Precavendo-nos e diminuindo o risco de acidentes evitaremos acusações e críticas negativas que, nos tempos actuais, nos são bastante prejudiciais e pugnamos pelo desenvolvimento desta actividade que acarinhamos.
Não esqueçam os óculos de protecção!

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo