25 de maio de 2011

A minha homenagem ao Grande Tito

O Tito é um cão, da raça Setter Inglês, de 4 anos de idade, que pertence a um experiente organizador de caçadas no Uruguai. É igualmente um excelente cão de parar às perdizes Uruguaias e um trabalhador incansável que já parou e cobrou milhares de perdizes.


Infelizmente também é um exemplo do mau trabalho realizado pelo homem para contrariar a sua genética, isto é, querer que ele cace curto e faça lances curtos para que se tenha a possibilidade de dar muitos tiros "e se aproveite bem a caça".
Uma coisa é um cão não ter ligação ao caçador e caçar para si (está mal) e outra coisa é um cão fazer lances enquadrados no estalão da raça, mas sempre ligado ao caçador e quando parar, esperar pelo caçador (está bem)!
O Tito, naturalmente, deve ter sido sujeito a choques intensos e sem critério, de tal forma que quando passava nas proximidades de uma vedação eléctrica começava logo a ganir. Pobre bicho!


Acresce que as exigências do seu trabalho de operário não lhe dão possibilidades para ter grandes ligações a alguém. Considerando todos estes constrangimentos o Tito é um Grande cão e com um temperamento formidável. Numas das tardes que dei folga à minha Setter Inglesa, de nome Smart, fui dar uma volta acompanhado por outro caçador e pelo Tito. Deu para constatar tudo o que anteriormente referi.


No Uruguai a caça é dos donos e de quem explora a terra, pelo que, para se caçar num determinado terreno tem de se pagar “uma propina”. Ora, naquela tarde, o Tito parou uma lebre a 5 metros de distância da extrema do terreno, à qual atirei e que foi morrer já na propriedade vizinha, onde não estávamos autorizados a caçar.
O Tito depois de atravessar a extrema alcançou a lebre e quando já estava preparado para a trazer, como se tivesse sofrido um rasgo de inteligência, colocou a lebre no terreno e comeu-a toda. Confesso que fiquei muito contente e disse para comigo …Grande Tito! Acrescentei aos guias, … ninguém bate no cão.


Depois deste lance parou mais umas quantas perdizes impecavelmente!
Estou certo que o amigo organizador de caçadas, que não é o responsável directo pelos referidos choques, melhores dias dará ao Tito, pois ele bem que os merece.


Embora saiba que, na sua maioria, os “Clientes Caçadores” querem é dar tiros e pouco se importam com o estalão e genética da raça do cão, aqui fica então, a minha homenagem a um Grande cão!

Texto e fotografia da autoria de Gualter Furtado

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo