18 de outubro de 2008

Confraria de Gastronomia Cinegética dos Açores

"O Clube Cinegético e Cinófilo da Ilha Terceira e o seu Presidente Olívio Ourique estão já a preparar a “Confraria de Gastronomia Cinegética dos Açores”, colmatando assim uma lacuna existente na Caça nos Açores.

Esta Confraria irá materializar a confecção de pratos gastronómicos à base de espécies cinegéticas que vivem nos Açores e de arribação. Um dos outros objectivos é fazer o levantamento e a recolha deste património cinegético que se encontra disperso pelas diferentes Ilhas do arquipélago. Existem já caçadores de outras Ilhas dos Açores que estão entusiasmados com esta iniciativa que é importante para valorizar o papel do caçador, dar vida à componente social da caça e afirmar esta actividade na sua vertente cultural."

Artigo e foto, da autoria de Gualter Furtado, retirado do Santo Huberto, o Portal do Caçador.

O leitor poderá aceder ao artigo completo clicando AQUI

13 de outubro de 2008

Postal Para Um Amigo Ausente

Trata-se de um texto, e de uma foto, da autoria de Gualter Furtado, sobre a abertura geral na ilha de São Miguel, "enviado a um amigo Caçador que partiu para muito longe."

"Caro Amigo,

Lá se cumpriu mais uma abertura de caça na Ilha de São Miguel no Domingo dia 12 de Outubro. Mas longe do entusiasmo de outros tempos , já que a Hemorrágica, os furtivos e a gestão Oficial da Caça a tal nos obriga . Consegui fazer a conta dos Coelhos bravos , isto é , 2 coelhos por caçador ( imagina ao que chegamos) . Os meus cães de coelhos tal como eu avançam para a terceira idade a uma velocidade impressionante , mas por enquanto, o que nos falta em rapidez , felizmente que ainda nos sobra em experiência, valha-nos isto . Já me ia esquecendo , depois dos Coelhos fizemos uma bonita caçada às pombas da rocha que existem este ano em boa quantidade a que pode também não ser alheio o aumento do cultivo do milho para o Gado , já que os cereais para os humanos também já não se produzem na nossa Ilha. Um abraço, e recorda o passado já que o presente não é nada animador.

GF"

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo