16 de abril de 2014

Veados na Raia

Em “Veados na Raia”, de Manuel Vassalo, desfrutamos de belíssimos relatos e recolhemos diversa informação sobre a caça de aproximação aos veados no concelho de Idanha-a-Nova; no Vale de Avide, na Morena ou nos Tronqueirões.
Ao longo das mais de trezentas páginas que nos oferece, acedemos a equipamentos e acessórios, vestuário e calçado, indo o autor ao pormenor de descrever a forma como se movimenta e coloca os pés, para além de nos apresentar armas, munições e calibres, explicando as razões da preferência d'um em relação àquel’outro.
No essencial, apesar de nunca o dizer directamente, nos traça e define o perfil do  verdadeiro caçador e de como este se deve relacionar com o animal que persegue.
Tomámos igualmente conhecimento do significado de mais de cem termos regionais, como “A-de-rabo”, “Boca-noite”, “Carujér” ou “Undo”, entre muitos outros.
Veterinário de formação, o Dr. Vassalo, veio partilhar connosco a sua experiência e saber adquiridos como Guia de Caça na aproximação aos veados, valorizando sempre o  lance e o aproveitamento da carne, fazendo-o com a mesma naturalidade e humildade como encara a vida e a morte.
Em tudo nos deixa uma opinião pessoal muito válida, mas que nos persiste em qualificar, nas suas próprias palavras, de: “Vale o que vale”!

“Este despretencioso livro é uma singela homenagem a uma população que sempre me tratou com toda a consideração e a uma região onde tive caçadas memoriais, usufruindo das suas belíssimas paisagens. Por estas razões decidi usar termos regionais ao longo do texto e que se encontram em itálico, podendo o seu significado ser consultado no glossário. Também é um contributo meu para com uma espécie que ao longo de anos me tem vindo a proporcionar um prazer imenso. Por isso não faço alusão aos que são medalha ou não, pois pretendo única e exclusivamente realçar a espécie, o lance e o caçador.
Ao longo dos anos fui tirando notas das caçadas que realizava. Escolhi aleatoriamente algumas e outras, para mim também interessantes, ficaram na gaveta da minha memória.
Não quero deixar de esclarecer, que os conhecimentos, apresentados neste livro, não são científicos, mas sim o resultado de observações realizadas no campo, ao longo de mais de vinte anos. Alguns, já os vi descritos em livros, contudo pude pessoalmente comprova-los, outros foram única e simplesmente presenciados por mim e discutidos com amigos, como por exemplo o Professor Dr. Alberto Ferreira, pois para ele é importante este conhecimento prático.
Neste livro faço transparecer a minha concepção da caça. Para mim, a caça é algo mais do que fazer uma colecção de troféus ou desporto. É-me impensável fazer desporto com a vida de um animal, pois ela não se insere em nenhum desporto e não é ou não devia ser, uma competição entre dois seres humanos. Na minha modesta opinião, há seres humanos, que ainda têm no seu código genético, o gene da predação. Esta foi a primeira actividade do Homem, muito antes de fixar e tornar agricultor. A caça é uma necessidade genética, um acto de predação entre o predador e a sua presa e nestes meus singelos contos, mais não pretendo do que valorizá-la mas dignificando a importância dos animais, a sua capacidade de adaptação e de superação da adversidade, quiçá uma lição de vida para os humanos...” (pp.9)

Manuel Vassalo (2013). Veados na Raia. Município de Idanha-a-Nova.

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo