22 de novembro de 2010

Largueza

Da autoria de António Luiz Pacheco, Largueza, editado pela Chiado Editora, é um romance de aventuras e exploração, dividido em dois volumes e escrito numa perspectiva muito pessoal mas portuguesa, com o cunho ribatejano e rural que se poderia esperar.
Passa-se na segunda metade do século XIX, época conturbada, plena de grandes acontecimentos, quando se desenhou o que hoje vivemos!

No primeiro tomo, de 800 páginas, explica-se e apresenta-se o que se vai passar. A acção desenrola-se no Portugal rural do século XIX, parte no Ribatejo e parte em Lisboa, cosmopolita, com referências a outras regiões. Depois, passa para Goa, mais espiritual mas ainda palco de acção. Prossegue em Angola, dura e desmedida, em plena época de desbravamento e conquista. Duas terras que tanto nos marcaram quanto nós as elas. Nesta termina um ciclo e fica aberta a porta para o outro.
No segundo, de 530 páginas, há um compasso de espera em Portugal e sobretudo no Alto Alentejo onde acontecem coisas importantes e de onde se parte para a grande aventura da migração para os EUA, que também os portugueses marcaram!

Ambos nos falam de bons e maus sentimentos; prémio e castigo; amizade sem fronteiras; gastronomia e caça; touros e fado!
Guerra, lutas e morte; amor e burlesco.


O António Luiz Pacheco é Caçador, e dos rijos, mas que ele próprio se apresente:

Nasci em Janeiro de 1956, de famílias tradicionais, muito antigas, ricas em cultura, ligações, histórias e tradições. Fiz-me homem buscando ver e aprender coisas, sem perder de vista de onde vim nem esquecer as histórias que ouvi e aquilo a que fui assistindo nas muitas voltas e andanças da vida.
Compreendi que nos compete mais tarde ou mais cedo, fazer a ligação entre o passado e o presente como elos de uma cadeia: - A da vida!
Tendo crescido num período de grandes convulsões sociais, políticas e económicas, vivi sob a égide da mudança, sobretudo no campo e meio rural, quer por laços de família, como pelos estudos universitários e percurso profissional, tendo assistido ao fim de uma época e ao nascer de outra que aprendi na sebenta da cadeira de sociologia rural, ser a chamada moderna agricultura de especulação comercial que se seguiu à agricultura tradicional. Esta era a que faziam os nossos avós, sustentada e integrada, amiga do ambiente que na altura não tinha “inimigos”… estes uma invenção moderna!
Esta transição provocou mais do que mudanças económicas grandes alterações na forma de estar e de fazer, das pessoas do campo que eu ainda ouvi em histórias ou mesmo assisti. Li à luz do petróleo e da vela; andei de carro de bois e vi lavrar com eles! Pisei uvas nos patamares; vi varejar azeitona, gadanhar e fazer cestos; assisti aos trabalhos da eira, ás descamisadas, a malhar e ao joeirar. Lembro com saudade os ranchos! Paralelamente, cacei no terreno livre e em África, tremi com o levantar das perdizes como de elefantes; mergulhei atrás dos peixes em três oceanos, em sítios virgens! Dormi no chão e ao relento, húmido de cacimbo, com o zumbido dos mosquitos e o rugir do leão; comi farinha e peixe ou carne seca, bebi água de charcas, poços e rios. Tive cães, muitos e de toda a qualidade! Conheci gente dura de vidas muito duras, privei com selvagens e senhores; sofri carga de búfalo, fui empurrado por tubarão, tive o queixo cozido com 11 pontos na praça de toiros de Évora. Fui até emigrante… mas voltei sempre à minha casa, onde nasci e à minha gente.
Digo que sou um caçador e viajante, trabalhando apenas para o poder fazer.
Tenho sentido orgulho em ser Português: da Universidade de Cornell às praias do Índico; das reuniões internacionais às inóspitas ilhas das Caraíbas; pelas feiras profissionais do Mundo; das costas desérticas da América do Sul às angras do Brasil; do sertão de Angola às matas frondosas de Moçambique; Nas pescarias perdidas no Atlântico Sul como nas sofisticadas ilhas do Mediterrâneo!
Tive o privilégio de percorrer o meu país! Negociei, cacei e pesquei por todo o Portugal, de lés a lés! Vi as paisagens, aspirei os ares das serras, das planícies, das ilhas e do mar, bebi vinhos e comi de tudo! Ouvi histórias e vi coisas por toda a parte…
Gosto de ser português, gosto do meu país e do meu povo! Concluí ao fim de mais de 50 anos… Aprendi que ser português, mais do que ter uma nacionalidade e falar uma língua é uma forma de estar no Mundo e entre os homens.
Sou hoje e face aos que me sucedem, filhos, sobrinhos e já sobrinho-netos, uma espécie de guardião das coisas que vi e aprendi, que não podemos esquecer nem deixar perder, porque saber viver no campo foi uma ciência que levou milénios a compor, que de repente os académicos e cientistas - que se enganam muitas vezes e mudam de opinião constantemente -, vieram ensinar nas universidades era o contrário! Por quatro décadas implementaram outras ciências que deram políticas do ambiente e agrícolas, de que se fizeram extensão rural e criaram “cadernos de encargos”, e afinal… viver no campo é o que era e nunca devia ter sido mudado pelas modernas políticas, insensatas, apressadas e imaturas, ditadas por uma ânsia de modernismo de um fascismo urbano-consumista que tudo pretende controlar e moldar à sua imagem e necessidades.
A quem assistiu ao fim daquilo que foram os tempos antigos e tradicionais, compete contar como era, ainda memória viva daquilo que nos identifica e fez de nós um povo, com história, língua e hábitos próprios.
Hoje pretendem-se retomar algumas das coisas perdidas, porque afinal o liberalismo faliu e deixou a todos que o seguiram sem referências, perdidos a humanidade e o bom-viver, afinal a felicidade que a tradição preserva. Fala-se em agricultura “biològica” (acaso ela foi mineral ou metálica?) quando se deveria reaprender sim a tradicional, a dos nossos avós, sustentável, feita com a infinita sabedoria de milénios de vida campesina, sã e integrada na Natureza que aos poucos se foi moldando e pondo a favor, adaptada a ela e não contra ela.
É-se anti-caça, anti-festa brava, pelos direitos dos animais e “ecologista”, afinal mais provas da imensa ignorância e da intolerância que se instalou e foi o verdadeiro flagelo do século XX, fazendo dele o século das maiores devastações da história e dos mais clamorosos crimes, contra a humanidade ou a Terra, em nome da modernidade e do desenvolvimento ou de ideais!
Somos republicanos por imposição e pela força, assentes num assassínio e em falsos pressupostos de igualdades e liberdade. Apenas a canalha política continua a mesma!
A nossa identidade para ser preservada, não pode ser guardada nos meios multimédia e sim na plenitude dos sentidos, como herança humana. E tem de ser praticada!
Este livro pretende exaltar a condição de ser Português, recordar pessoas, costumes e tempos passados mas recentes, heróicos, e deixá-los para os meus. Mas é sobretudo, dedicado e uma homenagem ao nosso povo, à gente brava, valente e corajosa, sacrificada e empreendedora… numa palavra: generosa, que se estendeu pelo Mundo, estabeleceu a Pátria da Língua Portuguesa e a quem os políticos sempre atraiçoaram!
Aos Portugueses, à minha gente, que reencontremos o orgulho e a alegria de ser aquilo que somos e não nos deixemos cair na tristeza de ser aquilo que querem fazer de nós!

O livro pode ser adquirido directamente ao autor, através do seu endereço pessoal: alpacheco.quinta@iol.pt

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo